Vinho faz viver mais e melhor

Essa é para todos, que como sou, são loucos por vinho!!



Sempre gostei de vinho, e como a curiosidade pega, fui ler sobre os benefícios e malefícios da santa bebida. E para minha alegria, os pontos positivos superam os negativos, inclusive em excesso. 

Em uma reportagem: Dr. Kari Poikolainen, que trabalha para a Organização Mundial de Saúde como um perito do álcool, afirma que o consumo de mais de uma garrafa de vinho por dia não causa nenhum dano à saúde do indivíduo. Os efeitos foram analisados durante décadas.

Segundo os dados, as pessoas só são prejudicadas quando consomem mais de 13 unidades da bebida diariamente. Cada unidade é equivalente a um copo grande de vinho. Uma garrafa comum tem cerca de dez unidades, o que não causaria nenhum problema de acordo com as afirmações de Kari.

Outro estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health sugeriu que beber até metade de uma taça de vinho por dia pode aumentar a expectativa de vida dos homens em cinco anos. A comprovação aconteceu após o acompanhamento dos hábitos de bebida de alguns homens ao longo de 40 anos.

Em outra reportagem encontra-se a relação do consumo de vinho com a longevidade: Uma pesquisa recente da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défence e da Universidade Bordeaux Segalen, ambas da França, comprovou que a bebida tem relação com menores taxas de mortalidade em homens, além de outros benefícios à saúde.

O estudo mostrou a associação entre consumo moderado e menor risco de mortalidade por doença cardiovascular e câncer. Cerca de 35 mil homens foram acompanhados por 28 anos. O resultado, em números, foi uma redução de 40% do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e 20% do risco de morte por câncer.


Na mesma reportagem ainda diz, que o efeito nas mulheres é reduzido, porém existe: A Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, descobriu em outra pesquisa que o resveratrol teve um efeito menor em mulheres já saudáveis, que em homens. O resveratrol é um ingrediente presente no vinho tinto que está relacionado à redução do risco de doenças cardíacas.

As 29 mulheres que foram acompanhadas estavam no período pós-menopausa. Foi descoberto que a saúde delas pouco melhorou após elas receberem 75mg de resveratrol por dia, o que corresponde a quantidade presente em 8 litros de vinho tinto.

Apesar de existirem especialistas que ainda apontam os malefícios como superativos aos pontos positivos, consegue-se concluir, equilibrando os dois lados da balança, que uma taça de vinho não faz mal a ninguém, ou melhor, ainda concede menor possibilidade de problemas cardíacos. Então, sendo assim, um brinde sagrado à saúde!!!!




Comentários