Quem matou Eloá?
Uma recomendação de documentário sensacional. O caso Eloá refere-se ao sequestro da moça pelo ex namorado Lindemberg Fernandes Alves em 2008, na cidade de Santo André/SP. A repercussão do caso foi ao vivo, programas de diversas emissoras estavam acompanhando 24 horas do carcere que a jovem de 15 anos, que durou mais de 100 horas.
O caso se tornou singular por diversas coisas. Os programas de televisão conseguiram o telefone da casa de Eloá e conversavam ao vivo com o sequestrador. Amiga de Eloá, Nayara Rodrigues, estava junto no inicio do carcere, depois foi libertada pelo sequestrador e posteriormente voltou ao mesmo. Diversos erros policiais foram feitos, uma forte influência da mídia foi decisivo para o final do sequestro. Tudo isso é mostrado nesse documentário curto sobre o sequestro e principalmente a repercussão do caso. Quem matou Eloá? questiona a influência de diversos setores públicos e privados no caso, como ele foi retratado e a participação do "jornalismo informativo" no desfecho.
Resumo do documentário: Em 2008, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV. O filme traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o sétimo num ranking de países que mais matam mulheres.
Data de lançamento: 2015 (mundial)
Direção: Lívia Perez
Produção: Fernanda De Capua
Roteiro: Lívia Perez
Comentários
Postar um comentário